top of page

Nicholas Ciraldo é um expoente entre sua geração de violonistas clássicos americanos. Foi premiado no início de sua carreira no Concurso Internacional de Violão Tredrez-Locquemau (França), o Concurso Internacional de Música de Câmara Gaetano Zinetti (Itália), o GFA Solo Guitar Competition (EUA), Portland International Guitar Competição (EUA) e MTNA Guitar Competition (EUA). Tem se apresentado em diversas cidades nos Estados Unidos, Europa e América do Sul, tocando em locais como o Jordan Hall dos Estados Unidos, o Berliner Dom da Alemanha e o Teatro José Maria Santos no Brasil. A revista Soundboard afirma que as performances de Ciraldo “são, sem reservas, maravilhosas [...] com técnica abundante e compromisso com a música [...] um dos melhores”. Allmusic.com define sua interpretação como “confiante [...] vai direto ao coração da música, com o seu estilo preciso, ativo e enérgico”. O advogado do Baton Rouge o remete como “definitivamente no comando, gerando um suspiro coletivo de espanto na audiência”. O Journal of the Performing Arts de Kansas City disse que “o toque de Ciraldo é ágil e delicado, habilidoso sem ser chamativo. O instrumento é uma extensão clara do artista intérprete, com integridade de som e desempenho”. Ciraldo é Professor Associado de Música na University of Southern Mississippi School of Music.

 Nicholas Ciraldo | University of Southern Mississippi School of Music

Um dos mais destacados violonistas brasileiros da atualidade, Edelton Gloeden teve entre seus mestres Henrique Pinto, Eduardo Fernández, Guido Santórsola e Abel Carlevaro. Apresenta-se em recitais solo, com grupos de câmara, e em concertos com orquestra em todo o Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa. Vem dedicando-se intensamente ao repertório brasileiro, realizando inúmeras primeiras audições de obras de compositores como Francisco Mignone, Camargo Guarnieri, Lina Pires de Campos, Cláudio Santoro, Mário Ficarelli, Paulo Costa Lima, Gilberto Mendes, Antonio Ribeiro e Jorge Antunes. Mais recentemente apresentou obras inéditas de Leo Brouwer (Cuba), Eduardo Fernándes (Uruguai) e Stephen Goss (País de Gales). Edelton Gloeden é Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo, onde é docente no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes, e é presença constante nos mais importantes festivais de música, no Brasil e exterior.Rea lizou gravações para os selos Akron, Egta, Regia Musica, Paulus, Sesc, Cubadisco e Delos International. Entre 2008 e 2013 foi o diretor artístico do Festival Leo Brouwer em São Paulo, com a presença de grandes nomes do violão internacional. Recentemente, a convite do Maestro Leo Brouwer, participou do Vº Festival Leo Brouwer de Música de Cámara em Havana, Cuba.

 Edelton Gloeden  | Universidade de São Paulo - USP

Luiz Cláudio Ribas Ferreira, graduado e pós-graduado no país, é professor da UNESPAR, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, desde 1989. Foi vencedor de vários concursos de interpretação musical que participou, entre eles: Jovens Concertistas Brasileiros, Isaías Sávio, Abel Carlevaro, Soroptimist International e para docência em instituições brasileiras.

Gravou vários trabalhos para rádio e televisões brasileiras. Seus trabalhos incluem também arranjos e produções de música brasileira em CDs e DVD como regente junto à Orquestra de Violões da EMBAP no Paraná. 

Como solista, gravou: Dowland & Albeniz (1990), América do Sul e o Violão I (2005) América do Sul e o Violão II (2013);  Itália- Da Renascença ao Romantismo no Violão (2007), Fernando Sor (lançamento para 2017), Aristocracia Brasileira ao Violão (lançamento para 2017); DVD com a Orquestra de violões EMBAP-UNESPAR (2000), DVD Violão Brasileiro (2002); CD Violão Brasileiro (2002).

Atualmente, acima mencionado, está em dois trabalhos de gravação denominados: ’Fernando Sor’, que conta a história deste importante compositor- violonista do período clássico em dois albuns; e Aristocracia Brasileira ao Violão, contendo formas de composição e técnicas desde Villa-Lobos até hoje. Como professor visitante, já se apresentou como concertista, palestrante e ministrou masterclasses nos mais importantes festivais do país e exterior. Tem especialidade no trato técnico de artistas acometidos por Distonia Focal, tendo alunos da Europa, EUA e Canadá, e trazido novamente aos palcos vários artistas nacionais e internacionais, após seus trabalhos.
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/user/lcrfviolao

 Luiz Cláudio Ribas Ferreira | EMBAP / Unespar - PR
bottom of page